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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Liderança assertiva no contexto organizacional



Por: Michelle Bizarria- michellebizarria@bol.com.br

Tornou-se “uma febre” a propagação de artigos, livros, cursos e escolas sobre liderança no cenário organizacional e mundial. Considerada indispensável à gestão de recursos humanos e uma competência supervalorizada nos dias atuais.

A liderança assertiva tem como requisito a lucidez e o humanismo na condução de suas relações na busca pela realização dos objetivos organizacionais.Liderar pessoas é desenvolver uma percepção aguçada e um olhar holístico sobre o ser humano e seus comportamentos, Para exercer uma liderança assertiva é preciso transmitir credibilidade, ética, coesão, simplicidade, empatia e humanismo em suas relações valorizando o seu maior patrimônio: as pessoas, primando por um ambiente de confiança, cordialidade e respeito. Reconhecendo que cada liderado (ser humano) tem a sua necessidade, que o mesmo passa mais tempo em uma organização que desfrutando da vida familiar, eis aqui, o grande motivo para propiciar um ambiente saudável (papel do líder) que facilite o desenvolvimento daqueles, possibilitando sua permanência na organização sem que isso afete sua saúde psíquica, emocional e física.Vale ressaltar que liderar pessoas de forma assertiva é algo complexo que requer do líder uma atitude de bom senso, sobriedade e congruência em suas atitudes, palavras e comportamentos. Habilidade de relacionamentos inter e intrapessoal, estar apto a aprender com seus liderados, ser agregador, contornar resistências, gerenciar eventuais conflitos tendo a consciência que liderar pessoas é liderar emoções, lidar com egos e vaidade (seu e dos outros); é imprescindível ao líder um estudo sobre psicologia, comportamento dos grupos e suas variáveis.

Sendo assim, para liderar assertivamente é preciso:

• Ter a consciência de que pessoas agem respaldadas em seus humores, suas emoções, estas por sua vez originam-se em suas percepções de mundo (dogmas, paradigmas, cultura).
 • Fazer as devidas correções no momento exato.
• Oferecer e pedir feedback ao seus liderados.
• Estar atento as mudanças no clima organizacional.
• Saber ouvir.
• Ser estratégico.
• Ser exemplo positivo ou um ponto de referência naquilo que faz.
• Saber o momento em que é preciso focar tarefas e quando focar pessoas.
• Desenvolver habilidades e potencialidades de seus liderados, treinando e desenvolvendo-os.
• Delegar poder quando necessário e acompanhar.
• Saber trabalhar em equipe e lidar com pressões psicológicas.
• Administrar pessoas, tarefas e prazos.
• Adaptar seu estilo de liderança a cultura organizacional.
• Aprender a aprender.
• Buscar o aprimoramento de suas
competências técnicas e comportamentais (autodesenvolvimento).

Como vimos, liderar não é algo tão simples muito menos fácil, tão pouco um conto de fadas, conforme muitos afirmam; um processo que envolve líder, liderados e variáveis organizacionais. Sendo assim, liderança assertiva nesse contexto é uma forma eficiente de conduzir pessoas a resultados eficazes levando em consideração à cultura da organização, o tipo de trabalho a ser desenvolvido e o grau de maturidade das pessoas; percepção essa, fruto da maturidade profissional e pessoal do líder, observação, estudos, flexibilidade e desenvolvimento.

Liderar assertivamente não significa ser bonzinho, herói, chefe, tirano ou um tipo específico de liderança e sim tornar-se humano, lúcido e consciente de suas limitações. Humanizar relações, produzir resultados (gerando lucros), para garantir sua vaga no mercado de trabalho.

Um grande abraço,

Michelle Bizarria.

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