Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Aceitar as diferenças é um ato de inclusão

 Por: Michelle Bizarria – michellebizarria@bol.com.br


Segundo Mantoan: “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. Analisando a citação, é possível perceber a necessidade de compreendermos e respeitarmos as diferenças – quais forem - em nossas relações. Necessidade e ao mesmo tempo um privilégio, pois são poucos os que conseguem perceber que aprender a conviver com as diferenças é um ato de inclusão que agrega valor, gerando empatia e consolidando nossas relações.

Contudo, para evoluirmos a esse estágio é fundamental trabalharmos a flexibilidade em nosso comportamento e postura, no sentindo de que cada pessoa é única, tem suas peculiaridades e requer formas diferenciadas de comunicação. Perceber o outro e suas necessidades para adaptar nossa linguagem de forma a nos fazer entendidos, aguçando nossas percepções para os devidos ajustes, quando necessário.

O ato da inclusão é lidar – sem excluir - com a diversidade em nossas relações, levando em consideração aspectos como: cultura, gênero, opinião, etnia, orientação sexual e aspectos físicos, procurando acolher e respeitar as diferenças. De forma a eliminar possíveis barreiras que possam acarretar – ainda que involuntários – em atos discriminatórios.

Sendo assim, procurar compreender a unicidade do ser humano é respeitar sua individualidade, como também, desenvolver a habilidade interpessoal assegurando uma comunicação harmoniosa, visando qualidade nos relacionamentos do nosso dia a dia.

Um grande abraço,
Michelle Bizarria.

Um comentário:

  1. apreciei muito o artigo e concordo plenamente , por que quando falamos em exclusão as pessoas logo trazem a mente pessoas portadoras de necessidades especial e na verdade exclusão é todo tipo de ação que inibe ou impossilita uma pessoa de expressar seus conhecimentos, atos e atitudes.

    ResponderExcluir