Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Nosce te ipsum, "Conhece-te a ti mesmo".



Por: Michelle Bizarria – michellebizarria@bol.com.br

Tempos atrás o autoconhecimento era tido como algo místico, hoje passou a ser considerado uma necessidade.
Vejamos:
Sabemos que a competência de relacionar-se com os demais (interpessoal), é algo escasso e cada vez e uma exigência do mercado de trabalho, como também fator primordial para o sucesso profissional e pessoal. Porém (sempre tem um), para desenvolver tal competência você precisa ter uma boa relação interpessoal (consigo), esta por sua vez, é obtida por meio do autoconhecimento.
Como dizia Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”. Afinal, como estabelecer ou desenvolver um bom relacionamento com os demais, quando desconheço os motivos que impulsionam ou movem minhas ações?
Autoconhecimento é conhecer, saber ou buscar o motivo de nossos comportamentos, procurando entender nossas emoções e investir de forma persistente nas mudanças quando necessárias, ajustando comportamentos que possam impedir nosso progresso. Em muitos momentos, fruto de uma introspecção.
Dever ser uma constante, pois a vida é dinâmica requer de nós o mesmo posicionamento. No decorrer do tempo mudamos nossa forma de pensar e enxergar o mundo, este processo conceituo como evolução, estamos aqui para isso, não é mesmo?

Um grande abraço,
Michelle Bizarria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário